Notícias

Funcionalidade desenvolvida pela Sofis faz com que doadores de sangue recebam SMS quando salvarem vidas em projeto de parceria entre Pró-Vita e Hemorio

- Saúde

Os principais objetivos da ação são aumentar o estoque que abastece os hospitais do Rio e divulgar aos cariocas a importância de ser doador. A funcionalidade que deu vida a iniciativa foi desenvolvida pela Sofis Tecnologia, que possibilita enviar mensagens a doadores no momento que seu sangue for utilizado em alguma transfusão.

image-doacao-mensagem

Foto: Jornal O Dia – Divulgação

O projeto teve sua primeira ação nesta quarta-feira (03) com mais de 200 sms enviados nos celulares cadastrados informando aos doadores que estão salvando uma vida naquele momento. “Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que você doou acabou de ser utilizado. Parabéns!”, diz a mensagem enviada.

Seguindo exemplos internacionais de sucesso implantados no Reino Unido e Suécia, é esperado um aumento na taxa de retorno dos doadores, principalmente daqueles que estão doando pela primeira vez. Além disso, é possível criar uma conexão entre o doador e o paciente, gerando empatia e tangibilizando a causa.

Em depoimento, o Diretor da Sofis Tecnologia, Reynaldo Mendes, também comentou sobre as expectativas e o funcionamento da ação. “Este projeto inovador no país, fruto da parceria do Hemorio com Associação Pró-Vita e implementado pela Sofis, dispara automaticamente, a cada 20 minutos, SMS para todos os doadores aptos que tiveram alguma bolsa expedida pelo Hemorio com finalidade transfusional. Isto só é possivel devido a solução Hemote Plus, responsável por todo gerenciamento e segurança de doações e transfusões de sangue do HEMORIO.”

“A Associação Pró-Vita, responsável pela primeira implementação no Brasil, explica que os códigos de barras das bolsas de sangue são interligados aos números de telefone e quando é computado no sistema que determinado sangue foi pego para utilização a mensagem é enviada automaticamente para o doador.”

O uso do SMS também poderá ser expandido em situações de baixa nos estoques de sangue no RJ, convidando a população a doar.

Veja também a matéria completa realizada pelo Jornal Hoje, G1.

Fontes: Sofis Tecnologia, BandNews, O Globo, O Dia, Veja Rio, Jornal do Brasil e Pró-Vita

 

Compartilhar

WhatsApp chat