Notícias

Realidade virtual usada para descobrir mistérios do organismo

- TI

O que acontece dentro dos nossos corpos ainda é um mistério para médicos, que pode ficar em dúvida sobre algum processo do organismo do paciente. Contudo, com o avanço da tecnologia, no espaço da realidade virtual, esse cenário de dúvidas e mistérios pode ficar melhor esclarecido.

Especialistas em biologia celular e engenheiros de VR se uniram para mostrar que é possível obter dados científicos e reais em um mundo virtual e 3D por headsets que já existem no mercado. A equipe espera que os resultados do estudo permitam que cientistas, estudantes e pacientes explorem e interajam com suas próprias células.

Conforme podemos ver em um artigo publicado na revista Traffic, a equipe de pesquisadores detalhou como tudo isso é possível, explicando como foi que eles usaram um microscópio eletrônico de varredura para construir um modelo virtual 3D a partir de uma célula real. Segundo Angus Johnson, autor principal do estudo, “a realidade virtual transforma a maneira como olhamos para as células, e nos permite explorar o mundo sub-celular”.

Os testes já realizados ajudaram alunos de medicina a entender melhor como funcionam os processos celulares, mostrando o potencial da tecnologia nesta área de estudo. A equipe disse, ainda, que espera usar a realidade virtual também para engajar o público considerado leigo em estudos sobre o funcionamento do corpo humano.

 

Fonte: Canal Tech

Foto: IQ Intel

Compartilhar

WhatsApp chat