Notícias

10 tendências tecnológicas estratégicas para 2019

- TI

O Gartner apresentou as 10 tendências tecnológicas estratégicas que as organizações devem explorar em 2019.

Empowered Edge, Inteligência Artificial, Análise Aumentada, Blockchain, privacidade e ética, Computação Quântica, experiências imersivas, Coisas Autônomas e gêmeos digitais impulsionam as 10 principais tendências de tecnologia estratégica para 2019.

Segundo o Gartner, a maneira como percebemos e interagimos com a tecnologia está passando por uma transformação radical. Plataformas de conversação, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista proporcionarão uma experiência ambiental mais natural e imersiva no mundo digital.

A Inteligência Artificial (IA) já começa a abrir uma nova fronteira para os negócios digitais. Isso ocorre porque praticamente todos os aplicativos, serviços e objetos da Internet das Coisas (IoT) incorporam um aspecto inteligente para automatizar ou aumentar processos de aplicativos ou atividades humanas.

Representações digitais de coisas e processos organizacionais serão cada vez mais usadas para monitorar, analisar e controlar ambientes do mundo real. Esses gêmeos digitais combinados com a IA e as experiências imersivas abrirão espaço para espaços inteligentes abertos, conectados e coordenados.

E mecanismos formais para identificar tendências tecnológicas e priorizar aqueles com maior impacto potencial sobre os negócios criarão vantagem competitiva.

A arquitetura corporativa (EA) e os líderes de inovação tecnológica que impulsionam a transformação dos negócios por meio da inovação tecnológica precisarão, desde já:

– Explorar maneiras pelas quais, essencialmente, qualquer dispositivo físico dentro da organização ou o ambiente do cliente poderá ser alimentado por recursos autônomos orientados por IA.

– Educar, engajar e idealizar com líderes de negócios sênior as prioridades estratégicas, onde a IA poderá automatizar ou aumentar as atividades humanas.

– Desenvolver e implantar uma combinação de plataformas que incorporam interações conversacionais com Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista para casos de uso direcionados para criar uma experiência de usuário imersiva.

– Apoiar as iniciativas de IoT desenvolvendo e priorizando casos de negócios de alto valor para criar gêmeos digitais de coisas físicas e processos organizacionais.

– Aprender e monitorar a computação quântica enquanto ela ainda estiver no estado emergente. Identificar os problemas do mundo real onde ele tem potencial e avaliar seu possível impacto na segurança.

Por tudo isso, os líderes empresariais e de inovação tecnológica devem avaliar essas principais tendências para identificar oportunidades, combater ameaças e criar vantagem competitiva. São elas:

1 – Coisas Autônomas
Objetos autônomos, como robôs, drones e veículos autônomos, utilizam Inteligência Artificial para automatizar funções antes exercidas por humanos. Sua automação vai além da oferecida por modelos rígidos de programação e explora IA para entregar comportamentos avançados capazes de interagir mais naturalmente com seu entorno e com pessoas. As coisas autônomas vêm em muitos tipos e operam em muitos ambientes com níveis variados de capacidade, coordenação e inteligência.

“À medida que as coisas autônomas proliferarem, elas passarão a ser colaborativas, com múltiplos dispositivos trabalhando, sem a interferência humana. Por exemplo, ao examinar uma área de plantio, um drone pode determinar que a cultura está pronta para a colheita e despachar uma colheita autônoma para realizar o trabalho. Já no mercado de entregas, será possível usar um veículo autônomo para mapear a área alvo. Robôs e drones a bordo do veículo podem garantir a entrega final do pacote”, diz o executivo.

Exemplos de cenários de negócios incluem:

– Prevenção do crime através de robôs de patrulha autônomos . A Microsoft, o Uber e outros gigantes da tecnologia estão usando robôs Knightscope K5 para prever e prevenir crimes usando robôs autônomos, análises e engajamento.

– Agricultura avançada. Projetos como a Iniciativa Nacional de Robótica dos EUA estão levando a automação agrícola para um novo nível. Exemplos incluem a criação de algoritmos de planejamento para robôs para operar farms de forma autônoma; ter veículos aéreos não tripulados (UAVs) operam com escoteiros humanos para estudar soluções para agricultores de culturas especiais; e agricultura vertical.

– Transporte automóvel mais seguro. Empresas de alta tecnologia (como Alphabet, Tesla, Uber, Lyft e Apple) e empresas automotivas tradicionais (como Mercedes-Benz, BMW, Nissan, Toyota e Ford) esperam que, removendo o elemento de erro humano, carros autônomos diminuirão o número de acidentes automobilísticos. Até 2021, 10% dos novos veículos terão capacidade de condução autônoma, em comparação com menos de 1% em 2017.

2 – Analítica Aumentada (Augmented Analytics)

O Augmented Analytics concentra-se em uma área específica de Inteligência Aumentada. Ela usa o Machine Learning para transformar o modo como o conteúdo analítico é desenvolvido, consumido e compartilhado.

Os recursos da Analítica Aumentada avançarão rapidamente ao longo do Hype Cycle como um recurso importante para a preparação de dados, gerenciamento de dados, gerenciamento de processos de negócios, mineração de processos e plataformas de Ciência de Dados. Insights automatizados de Analítica Aumentada também serão incorporados em aplicativos corporativos. Isso otimizará as decisões e ações de todos os funcionários dentro de seu contexto, não apenas dos analistas e Cientistas de Dados.

“Isso levará à ciência de dados cidadã, um conjunto emergente de recursos e práticas que permite aos usuários finais extrair insights preditivos e prescritivos dos dados. Até 2020, o número de cientistas de dados cidadãos crescerá cinco vezes mais rápido que o número de profissionais de Ciência de Dados. As organizações poderão usar cientistas de dados cidadãos para preencher a lacuna de conhecimento em Ciência de Dados e Machine Learning causada pela escassez e pelo alto custo dos Cientistas de Dados”, David Cearley , vice-presidente do Gartner

3 – Desenvolvimento orientado por AI

O mercado está mudando rapidamente de uma abordagem em que os cientistas de dados profissionais devem se associar aos desenvolvedores de aplicativos para criar a maioria das soluções aprimoradas por IA para um modelo em que o desenvolvedor profissional possa operar sozinho usando modelos predefinidos como serviço. Isso fornece ao desenvolvedor um ecossistema de algoritmos e modelos de IA, bem como ferramentas de desenvolvimento adaptadas para integrar recursos e modelos de AI a uma solução.

Novas oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos profissionais surgem à medida que a IA é aplicada ao próprio processo de desenvolvimento para automatizar várias funções de Ciência de Dados, desenvolvimento de aplicativos e testes. Em 2022, pelo menos 40% dos novos projetos de desenvolvimento de aplicativos terão co-desenvolvedores de IA em sua equipe.

4 – Gêmeos digitais
Um gêmeo digital é uma representação digital de uma entidade ou sistema do mundo real. Até 2020, o Gartner estima que haverá mais de 20 bilhões de sensores conectados e terminais. Nesse cenário, gêmeos digitais existirão para potencialmente bilhões de coisas. As organizações irão implementar gêmeos digitais e evoluirão ao longo do tempo, melhorando sua capacidade de coletar e visualizar os dados corretos, aplicar as análises e regras e responder efetivamente aos objetivos de negócios.

“Um aspecto da evolução dos gêmeos digitais que vai além da IoT será empreendimentos implementando gêmeos digitais de suas organizações (DTOs). Um DTO é um modelo de software dinâmico que se baseia em dados operacionais ou outros para entender como uma organização operacionaliza seu modelo de negócios, se conecta com seu estado atual, implementa recursos e responde a mudanças para entregar o valor esperado ao cliente. Os DTOs ajudam a impulsionar a eficiência nos processos de negócios, além de criar processos mais flexíveis, dinâmicos e responsivos, que podem reagir às mudanças de condições automaticamente”, frisa o executivo.

Em 2021, metade das grandes empresas industriais usará gêmeos digitais, gerando 10% de melhoria e eficácia. “Gêmeos digitais vão ser um grande negócio”, afirma Brian Burke, chefe de pesquisa do Gartner.

5 – Empowered Edge

O Gartner define Edge Computing como soluções que facilitam o processamento de dados próximo da origem. É uma  topologia de computação na qual o processamento de informações e a coleta e entrega de conteúdo são colocados mais próximos da extremidade da rede, reduzindo o tráfego e a latência.

No contexto da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, as raízes de geração de dados são normalmente ações com sensores ou dispositivos embutidos. Edge Computing serve como uma extensão descentralizada das redes do campus (rede que cobre uma única localização no cliente), redes de celular, redes de central de dados ou de Cloud.

Organizações que embarcaram em uma jornada de negócios digitais perceberam que uma abordagem mais descentralizada é necessária para acessar os requisitos de infraestrutura dos negócios digitais.“Conforme o aumento do volume e da velocidade dos dados, também pode ocorrer a ineficiência de transmissão de todas essas informações para Cloud ou para a central de dados para processamento”.

Nessas situações, há benefícios em descentralizar a capacidade de processamento, colocando-a mais próxima do ponto no qual os dados são gerados – em outras palavras, utilizando Edge Computing. A implantação rápida de projetos de Internet das Coisas (IoT) para uma diversidade de casos de uso de negócios, consumidores e governos estão, por exemplo, promovendo este desenvolvimento.

No curto prazo, a Cloud Computing e a Edge Computing evoluirão como modelos complementares, com serviços em nuvem sendo gerenciados como um serviço centralizado executado não apenas em servidores centralizados, mas em servidores distribuídos e nos próprios dispositivos da borda da rede.

Nos próximos cinco anos, chips de IA, além de maior poder de processamento, armazenamento e outros recursos avançados, serão adicionados a uma ampla gama de dispositivos na borda da rede. A extrema heterogeneidade desse mundo de IoT integrado e os longos ciclos de vida de ativos como os sistemas industriais, criarão desafios significativos de gerenciamento.

Até 2028, armazenamento, computação e recursos avançados de IA e análise ampliarão as capacidades dos dispositivos endpoint.

6 – Experiência imersiva

Até 2028, a experiência do usuário passará por uma mudança significativa na forma como os usuários percebem o mundo digital e como interagem com ele. As plataformas de conversação estão mudando a maneira como as pessoas interagem com o mundo digital. A Realidade Virtual (RV), a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Mista (MR) estão mudando a maneira pela qual as pessoas percebem o mundo digital. Essa mudança, combinada nos modelos de percepção e interação, levará à futura experiência imersiva do usuário. E o ônus de traduzir a intenção passará do usuário para o computador. A capacidade de se comunicar com usuários em muitos sentidos humanos proporcionará um ambiente mais rico para fornecer informações diferenciadas.

“Com o tempo, passaremos do pensamento sobre dispositivos individuais e tecnologias de interface de usuário (UI) fragmentadas para uma experiência multicanal e multimodal. A experiência multimodal conectará pessoas com o mundo digital a partir de  centenas de dispositivos periféricos que as cercam, incluindo dispositivos de computação tradicionais, wearables, automóveis, sensores ambientais e aparelhos de consumo”, disse Cearley.

Até 2022, 70% das empresas estarão experimentando tecnologias imersivas para o mercado corporativo e de consumo. No entanto, apenas 25% delas já em produção.

7 – Blockchain

Blockchain representa uma alternativa aos modelos centralizados de confiança que compõem a maioria dos detentores de registros de valor. Hoje, depositamos confiança em bancos, câmaras de compensação, governos e muitas outras instituições como autoridades centrais com a “versão única da verdade” mantida de forma segura em seus bancos de dados. O modelo de confiança centralizada adiciona atrasos e custos (comissões, taxas e o valor do dinheiro no tempo) às transações. O Blockchain fornece um modelo de confiança alternativo. Usar um blockchain público elimina a necessidade de autoridades centrais em arbitragem de transações.

Acontece que as atuais tecnologias e conceitos de Blockchain são imaturas, mal compreendidas e não comprovadas em operações de negócios em escala de missão crítica. Isto é particularmente verdade com os elementos complexos que suportam cenários mais sofisticados. “Apesar dos desafios, o significativo potencial de disrupção significa que CIOs e líderes de TI devem começar a avaliar Blockchain, mesmo que não adotem a tecnologia agressivamente nos próximos anos”, alerta.

De acordo com o Gartner, a Blockchain criará US  3,1 trilhões em valor de negócios até 2030.

8 – Espaços inteligentes

O Gartner define espaços inteligentes como ambientes físicos ou digitais povoados por humanos e capacitados pela tecnologia, criando ecossistemas cada vez mais conectados, inteligentes e autônomos.. Múltiplos elementos – incluindo pessoas, processos, serviços e coisas – se reúnem em um espaço inteligente para criar uma experiência mais imersiva, interativa e automatizada.

“Essa tendência vem se aglutinando há algum tempo em torno de elementos como cidades inteligentes, digital workplaces, residências inteligentes e fábricas conectadas. Acreditamos que o mercado está entrando em um período de entrega acelerada de espaços inteligentes robustos, com a tecnologia se tornando parte integral de nossas vidas diárias, seja como funcionários, clientes, consumidores, membros da comunidade ou cidadãos”, disse Cearley.

No longo prazo, os espaços inteligentes evoluirão para fornecer ambientes inteligentes nos quais várias entidades coordenam suas atividades em ecossistemas digitais e impulsionam casos de uso ou experiências de serviço específicas contextualizadas.

9 – Ética e privacidade digital

A ética e a privacidade digitais são preocupações crescentes para indivíduos, organizações e governos. As pessoas estão cada vez mais preocupadas sobre como suas informações pessoais estão sendo usadas por organizações dos setores público e privado, e a reação só aumentará para organizações que não estejam abordando proativamente essas preocupações.

“Qualquer discussão sobre privacidade deve ser fundamentada no tópico mais amplo da ética digital e na confiança de seus clientes, constituintes e funcionários. Embora a privacidade e a segurança sejam componentes fundamentais na construção da confiança, a confiança é, na verdade, mais do que apenas esses componentes . Confiança é a aceitação de uma declaração de verdade sem evidências ou investigações. Em última análise, a posição de uma organização

sobre a privacidade deve ser impulsionada por sua posição mais ampla sobre ética e confiança. Mudar de privacidade para ética leva a conversa para além do ‘estamos em conformidade’, em direção ao ‘estamos fazendo a coisa certa’.

Até 2021, as organizações que negligenciarem a proteção de privacidade pagarão 100% mais em custos de conformidade do que os concorrentes que investiram nas melhores práticas.

10 – Computação quântica

A Computação Quântica é um tipo de computação não-clássica que opera no estado quântico de partículas subatômicas (por exemplo, elétrons e íons) que representam informações como elementos denotados como bits quânticos (qubits). A execução paralela e a escalabilidade exponencial dos computadores quânticos significa que eles se sobressaem com problemas muito complexos para uma abordagem tradicional ou onde os algoritmos tradicionais demorariam muito para encontrar uma solução.

Indústrias como as organizações automotivas, financeiras, de seguros, farmacêuticas, militares e de pesquisa têm mais a ganhar com os avanços na computação quântica. Na indústria farmacêutica, por exemplo, a tecnologia poderia ser usada para modelar interações moleculares em níveis atômicos para acelerar o lançamento de novos medicamentos para tratamento de câncer ou poderia acelerar e prever com mais precisão a interação de proteínas levando a novas metodologias farmacêuticas.

Segundo o Gartner, até 2023, 20% das organizações estarão orçando projetos de computação quântica, em comparação com menos de 1% hoje.

Fonte: Cio

 

Compartilhar

WhatsApp chat