Notícias

12 princípios que (ainda) orientam projetos ágeis para manter no radar

- TI

O Agile é uma metodologia de gerenciamento de projetos que usa ciclos de desenvolvimento curtos chamados “sprints” para focar a melhoria contínua no desenvolvimento de um produto ou serviço.

Embora os métodos incrementais de desenvolvimento de software remontem a 1957, o Agile foi discutido em profundidade na década de 1970 por William Royce, que publicou um artigo sobre o desenvolvimento de grandes sistemas de software. Mais tarde, em 2001, o Manifesto Agile, uma “proclamação formal de quatro valores-chave e 12 princípios para guiar uma abordagem iterativa centrada nas pessoas para o desenvolvimento de software”, foi publicado por 17 desenvolvedores de software. Esses desenvolvedores se reuniram para discutir métodos de desenvolvimento leves com base em sua experiência combinada.

Os princípios da agilidade

Existem 12 princípios-chave que ainda orientam o gerenciamento de projetos ágil hoje.

  1. A satisfação do cliente é sempre a mais alta prioridade e é alcançada através da entrega rápida e contínua.
  2. Ambientes mutáveis ​​são adotados em qualquer estágio do processo para fornecer ao cliente uma vantagem competitiva.
  3. Um produto ou serviço é entregue com mais frequência.
  4. As partes interessadas e os desenvolvedores colaboram diariamente de perto.
  5. Todas as partes interessadas e membros da equipe permanecem motivados para os melhores resultados do projeto, enquanto as equipes recebem todas as ferramentas e suporte necessários e são confiáveis ​​para atingir as metas do projeto.
  6. As reuniões presenciais são consideradas o formato mais eficiente e eficaz para o sucesso do projeto.
  7. Um produto final do trabalho é a medida final do sucesso.
  8. O desenvolvimento sustentável é realizado por meio de processos ágeis pelos quais as equipes de desenvolvimento e as partes interessadas são capazes de manter um ritmo constante e contínuo.
  9. A agilidade é aprimorada por meio de um foco contínuo em excelência técnica e design adequado.

1o. Simplicidade é um elemento essencial.

  1. Equipes auto-organizadas são mais propensas a desenvolver as melhores arquiteturas e designs e atender aos requisitos.
  2. Intervalos regulares são usados ​​pelas equipes para melhorar a eficiência por meio de comportamentos de ajuste fino.

Os benefícios da agilidade

O Agile foi originalmente desenvolvido para a indústria de software para simplificar e melhorar o processo de desenvolvimento, em um esforço para identificar e ajustar rapidamente problemas e defeitos. Ele fornece uma maneira para que desenvolvedores e equipes forneçam um produto melhor e mais rápido por meio de sessões / sprints interativos e interativos.

Na era da transformação digital, com muitas empresas mudando para um local de trabalho digital, o Agile é a escolha perfeita para organizações que buscam transformar a maneira como gerenciam projetos e operam como um todo. O Agile pode ajudar a garantir alinhamento e alinhamento metodológico em toda a empresa. Em termos de benefícios de negócios, o ambiente de trabalho digital e responsivo fornece:

  • Maior flexibilidade
  • Produtividade aumentada
  • Maior transparência
  • Entregas de alta qualidade
  • Risco diminuído de objetivos perdidos
  • Maior envolvimento e satisfação das partes interessadas
  • Vantagens ágeis do gerenciamento de projetos

No campo de gerenciamento de projetos, o Agile fornece às equipes de projeto, patrocinadores, líderes de projeto e clientes muitos benefícios específicos do projeto, incluindo:

  • Implantação de solução mais rápida
  • Redução de Resíduos através da Minimização de Recursos
  • Maior flexibilidade e adaptabilidade à mudança
  • Maior sucesso através de esforços mais focados
  • Tempos de resposta mais rápidos
  • Detecção mais rápida de problemas e defeitos
  • Processos de desenvolvimento otimizados
  • Um quadro de peso mais leve
  • Ótimo controle de projeto
  • Maior foco nas necessidades específicas do cliente
  • Maior frequência de colaboração e feedback

As desvantagens do Agile

Como com qualquer outra metodologia, o Agile não é adequado para todos os projetos, e a devida diligência é sempre recomendada para identificar a melhor metodologia para cada situação única. O Agile pode não funcionar conforme o planejado se um cliente não tiver certeza sobre as metas, se o gerente de projeto ou a equipe não tiver experiência ou se não funcionar bem sob pressão significativa.

Ao longo do processo de desenvolvimento, o agile favorece os desenvolvedores, as equipes de projeto e as metas do cliente, mas não necessariamente a experiência do usuário final. Devido a seus processos menos formais e mais flexíveis, o Agile nem sempre pode ser facilmente absorvido dentro de organizações maiores e tradicionais, onde há quantidades significativas de rigidez ou flexibilidade em processos, políticas ou equipes. Também pode enfrentar problemas em serem usados ​​com clientes que, da mesma forma, têm processos ou métodos operacionais estritos.

Fonte: CIO.com

Compartilhar

WhatsApp chat