Notícias

A ansiedade como sintoma e como sentimento humano normal.

- Saúde

A psicóloga e Assessora de Desenvolvimento Organizacional Marisa Mendes recebeu em uma live no perfil oficial da Sofis Tecnologia no instagram, o Dr. Ellie Cheniaux, para um bate papo sobre – “A ansiedade como sintoma e como sentimento humano normal”.

Ellie Cheniaux é professor titular de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ); professor do programa de pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria a Universidade Federal
do Rio de Janeiro.

A live foi aberta para todos os seguidores da Sofis, que interagiram enviando perguntas e dúvidas sobre o assunto. Marisa e Ellie abordaram diversas vertentes relacionados ao tema, entre eles os tipos de ansiedade, que é dividida entre normal e patológica.

O seguidor Saulo Guerra tinha dúvidas sobre como identificar um caso de ansiedade patológica, o doutor Ellie explicou “A ansiedade patológica é paralisante, o individuo não consegue reagir, é muito intensa e leva a prejuízos físicos como, por exemplo, casos de  gastrite e aumento de pressão arterial.”

Um dos assuntos comentados na live foi o uso de medicações em casos de crise de ansiedade diagnosticados onde o Dr. Ellie esclareceu que só devem ser tratadas com medicações casos de ansiedade patológica, e que em casos de crise de ansiedade comum, opções como a terapia, yoga e técnicas de respiração são as formas mais indicadas para o tratamento. E que o uso de bebidas alcoólicas e remédios sem prescrição médica é extremamente errado.

Também foi esclarecido a um seguidor sobre a cura da ansiedade, “A ansiedade normal não pode ser curada porque ela não é patológica. Já a patologia é considerada um sintoma, então devemos analisar qual é o transtorno mental que está ligado a essaansiedade. Transtornos de ansiedade mais graves, como a síndrome do pânico, podem ter uma redução espontânea mesmo sem o tratamento. Em casos de ansiedade mais leve é comum o paciente conviver com isso por muito tempo.”

Para finalizar o Dr. Ellie deu dicas de como ajudar uma pessoa que está enfrentando uma crise de ansiedade “Em casos de crises de pânico, se a pessoa já tiver um diagnostico psiquiátrico, é recomendado o uso de medicamentos. Quando a crise é mais leve a própria técnica de respiração já é o suficiente para pessoa voltar ao ritmo normal, uma atividade física aeróbica como pular em corda em casa, também é uma opção de ajuda.” A psicóloga Marisa completou “As meditações ajudam muito, principalmente se há um hábito, prática, onde se tem uma vantagem para conseguir controlar essas crises.”     

Confira o vídeo no nosso IGTV.

Compartilhar

WhatsApp chat