Notícias

ABHH divulga nota com orientações sobre a vacinação para COVID-19 em pacientes com doenças hematológicas.

- Saúde

O documento da ABHH traz recomendações gerais para o uso de vacinas para COVID-19 em pacientes com doenças hematológicas, expressando a opinião dos autores. O documento será revisto periodicamente pelos Comitês da ABHH. As recomendações aqui apresentadas no documento servem para nortear a conduta em pacientes com neoplasias hematológicas e as principais doenças não neoplásicas, como anemias hereditárias, citopenias auto-imunes, anemia aplástica e coagulopatias. Para doenças raras, recomenda-se uma avaliação caso a caso.

Graças a um esforço global sem precedentes, desde dezembro de 2020, a vacinação para COVID-19 se tornou uma medida real e fundamental para conter o avanço da pandemia. A primeira vacina aprovada para uso emergencial foi produzida pela parceria Pfizer/BioNTech após a avaliação da agência regulatória do Reino Unido. Desde então, a solicitação de registro desta e de outras vacinas com diferentes plataformas, está ocorrendo em vários países pelo mundo. No Brasil, até o momento, duas vacinas receberam a aprovação para uso emergencial pela agência regulatória (ANVISA).

Os dois registros foram aprovados em 17 janeiro de 2021. Espera-se que já nos primeiros meses de 2021, outros laboratórios apresentem solicitação de uso emergencial e definitivo de outras vacinas.

Fonte: ABHH

O documento foi publicado no site oficial da ABHH e você pode acessar através do link: https://abhh.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Vacinac%CC%A7a%CC%83o-para-COVID-19-em-pacientes-com-doenc%CC%A7as-hematolo%CC%81gicas.pdf

Compartilhar

WhatsApp chat