Notícias

Ataques cibernéticos saltam 46% no Brasil no segundo trimestre

- TI

Os ataques de ransomware estão cada vez mais vitimizando companhias. Segundo análise da Check Point Research, os ataques desse tipo já afetam uma em cada 40 organizações por semana, um aumento de 59% em relação ao período do ano anterior. Na ocasião, uma em cada 64 organizações era atingida.

As tensões geopolíticas, um aumento no trabalho e aprendizado remotos e a disposição das organizações em pagar resgates são fatores que afetaram o aumento de ataques. O levantamento também aponta que os três principais setores mais visados por ransomware no mundo são Governo/Militar, Educação/Pesquisa e Saúde.

O segundo trimestre de 2022 apresentou um pico histórico, em que os ataques cibernéticos globais aumentaram em 32%, em comparação com o segundo trimestre de 2021, sendo que a média de ataques semanais por organização atingiu um pico de 1.200 ataques.

Já no Brasil, o levantamento apontou que, em média, as organizações no país foram atacadas 1.540 vezes semanalmente, um aumento de 46% comparado ao período do segundo trimestre de 2021.

No levantamento atual, a América Latina registrou o maior aumento nos ataques, registrando uma em cada 23 organizações impactada semanalmente, um aumento de 43% em comparação com uma em cada 33 no segundo trimestre de 2021. A região é seguida pela Ásia que registrou um aumento de 33% em relação ao ano anterior, atingindo uma em cada 17 organizações impactada semanalmente.

Quando são avaliados os setores, o Varejo e Atacado teve o maior pico de ataques de ransomware no mundo, com um aumento de 182%, em comparação com o mesmo período do ano passado, seguido pelo setor de SI/VAR/Distributor (Integradores de Sistemas/VAR/Distribuidores) que teve um aumento de 143%. Em seguida, o setor Governo/Militar, relatando um aumento de 135%, atingindo uma proporção de uma em cada 24 organizações afetada por ransomware semanalmente.

O setor de Educação/Pesquisa tornou-se mais atacado em todo o mundo, absorvendo uma média de mais de 2.300 ataques às organizações por semana, o que representa um aumento de 53% em relação ao segundo trimestre de 2021. Enquanto isso, o setor de Saúde registrou um aumento de 60% nos ataques cibernéticos em comparação com o segundo trimestre de 2021, atingindo 1.342 ataques semanais às organizações.

Fonte: ItForum

Compartilhar

WhatsApp chat