Notícias

Cabo Frio implanta Sistema Integrado dos Serviços de Hemoterapia

- Sofis Tecnologia

Com objetivo de agilizar o processo de identificação e a gestão do ciclo do sangue nas unidades de saúde do município, a Prefeitura de Cabo Frio implantou o Sistema Integrado dos Serviços de Hemoterapia. A iniciativa faz parte de uma das conformidades exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que deveria ser cumprida há anos pela Agência Transfusional Municipal, mas só foi regularizada pelo atual governo.

Para a implantação do Sistema, a equipe passou por capacitação neste mês de setembro. De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo serviço garante benefícios como aumento da segurança dos dados, dos procedimentos executados, otimização do atendimento, rastreabilidade das doações e segurança transfusional.

A nova plataforma é um sistema de Gerenciamento em Serviços de Hemoterapia. Foi desenvolvida especificamente para bancos de sangue e tem como objetivo informatizar todo o ciclo de doação, desde o recebimento do sangue até a distribuição do material, controlando cada etapa do processo. Com a implantação, o município passa a ter acesso de forma ágil e segura ao banco nacional de sangue.

“A informatização dos serviços de hemoterapia na Agência Transfusional permitiu a padronização dos processos. Antes, era tudo no papel. Isso gerava lentidão e dificuldades no atendimento. O novo sistema, integrado com a rede estadual e nacional, chamado Hemote Plus, vai proporcionar o avanço na nossa gestão e melhorias nos serviços prestados à população”, explica Flávia Cunha, diretora administrativa da Agência Transfusional.

A Agência é uma unidade hemoterápica, localizada no Hospital São José Operário, cuja função é armazenar sangue e derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, além de liberar e transportar os produtos sanguíneos para transfusões nos hospitais. A testagem no sangue colabora para a recuperação do paciente evitando desde reações hemolíticas, comprometimento dos rins entre outras reações, que podem, inclusive, levar a óbito.

Por meio da Agência, Cabo Frio é um dos municípios responsáveis pela captação de sangue no Hemolagos, além de realizar a busca por doadores para pacientes internados. Por conta da pandemia, desde agosto de 2020 a coleta é feita com hora marcada, de segunda a quarta-feira, das 8 às 15h, para evitar aglomeração na sala de espera. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (22) 99774-7988. O Hemolagos fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, bairro Passagem, Cabo Frio.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio – RJ.

Compartilhar

WhatsApp chat