Notícias

CIOs buscam aumentar equipes de automação, de nuvem e de analytics em 2021

- Sofis Tecnologia

O foco na manutenção do trabalho remoto, que deverá permanecer ao longo de 2021 e para além da pandemia, faz com que 55% dos CIOs entrevistados em pesquisa do Gartner planejem aumentar o seu número total de funcionários em tempo integral (FTEs) em TI ao longo do ano. De acordo com uma pesquisa recente da empresa de consultoria, esses CIOs focarão, predominantemente, no crescimento de equipes nas áreas de automação, plataformas da nuvem, plataformas de analytics e de suporte para trabalho remoto.

Entre os CIOs pesquisados, a necessidade de acelerar as iniciativas digitais é, por uma grande margem, o principal fator que impulsiona as estratégias de talentos de TI em 2021. Isso é seguido pela automação das operações de negócios e aumento na adoção da nuvem.

“O papel crítico que a TI desempenhou na resposta da maioria das empresas à pandemia parece ter tido um impacto positivo nos planos da equipe de TI”, disse Matthew Charlet, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “O pessimismo inicial em torno da situação de talentos de 2021 que muitos CIOs expressaram em meados de 2020 diminuiu desde então”.

No geral, os CIOs têm muito mais probabilidade de expandir os FTEs em domínios de tecnologia mais novos e emergentes. O crescimento do pessoal de segurança é necessário para reduzir os riscos de investimentos significativos em trabalho remoto, analytics e plataformas em nuvem. Data center, rede, administração de sistemas e manutenção de aplicativos são as áreas mais prováveis de redução de pessoal devido à mudança para serviços em nuvem.

Enquanto 74% dos entrevistados aumentarão as equipes de operações de segurança, somente 15% farão o mesmo na área de data center – 28% dizem que diminuirão a equipe nessa área. Quanto às plataformas de analytics, por exemplo, 73% dos CIOs entrevistados disseram que aumentarão a equipe e somente 4% disseram que a reduziriam. Por outro lado, somente 21% dos entrevistados disseram que ampliariam as equipes de rede, sendo que 15% pretendem reduzir as equipes nessa área.

“Embora os CIOs planejem contratar mais funcionários em várias áreas críticas para atender às mudanças baseadas nas expectativas dos consumidores e funcionários, a maioria não será capaz de atender às metas planejadas de estratégia de talentos sem também aprimorar as habilidades ou redirecionar suas equipes existentes”, disse Charlet.

A Pesquisa de Planejamento de Talentos de CIO da Gartner de 2021 foi conduzida entre novembro de 2020 e dezembro de 2020 entre 184 CIOs na América do Norte, EMEA e APAC em setores, funções e tamanhos de empresas.

Fonte: CIO.

Compartilhar

WhatsApp chat