Notícias

Coronavírus: Ministério da Saúde libera atendimentos por telemedicina

- Saúde

O Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, determinou em edição extraordinária do Diário Oficial da União o uso da telemedicina para atendimentos durante a pandemia de Covid-19. A utilização é permitida a partir desta segunda-feira, 23.

As ações de interação à distância incluem atendimento pré-clínicoassistencialconsultas, monitoramentos diagnósticos. Estão liberados para fazer o uso as redes SUS, suplementar (planos e seguros de saúde) e privada.

A publicação informa que “o atendimento deverá ser efetuado diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações”. A atividade eletrônica têm função de “reduzir a propagação do Covid-19 e proteger as pessoas”.

O atendimento digital permitirá a emissão de atestados ou receitas médicas por meio eletrônico, desde que preencha uma série de pré-requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde. Entre eles, dados do profissional de saúde e assinatura eletrônica.

Fonte: Veja

Compartilhar

WhatsApp chat