Notícias

Em 2025 mais ninguém usará senhas

- TI
A tecnologia biométrica com base na imagem multiespectral das impressões digitais vem substituindo senhas e provando sua superioridade a cada vez mais

Hoje, menos de 1% dos negócios mundiais depende somente do uso de senhas para autenticar uma pessoa. Três em cada quatro empresas ainda usam usuário/senha como forma de identificação, mas em 93% dos casos são utilizadas ferramentas adicionais de segurança. O problema é que a maioria das pessoas não consegue memorizar todas as senhas e acabam recorrendo aos métodos de recuperação de senha em algum momento. Em um novo estudo da TeleSign, foi divulgada previsão de que as senhas estarão completamente obsoletas e mortas em 2025.

A pesquisa mostra que, no ano passado, 90% das empresas tiveram de lidar com vários tipos de fraude. Os spams são os mais comuns (42%), seguidos de fraude nos cartões de crédito e débito (35%) e conta fraudulenta (29%). Mais de 40% das empresas reportaram perdas financeiras significativas. O que gera um grande impacto. Para reverter os danos é necessária a contratação de profissionais especializados para corrigir os erros e desdobramentos, sem mencionar a perda de credibilidade para alguns negócios, que geralmente resulta na perda de clientes e de credibilidade na empresa ou marca.

Na opinião de Kerry Reid, vice-presidente comercial da HID Biometrics, é incrível imaginar que a segurança de muitos negócios está baseada em um método de autenticação desenvolvido há mais de 60 anos e que depende da memorização de números e letras combinados. “Nos dias de hoje, tudo o que uma pessoa não quer, em termos de segurança, é ter de memorizar mais senhas. Por isso, embora a morte real das senhas possa demorar um pouco, atingimos um ponto em que a autenticação multifatorial é fundamental em matéria de segurança”, explica.

Para o executivo, grande parte das ações desenvolvidas por empresas envolvem transações com máquinas, e não somente com pessoas. Por isso, é fundamental a substituição desse método de autenticação. A tecnologia biométrica com base na imagem multiespectral das impressões digitais vem substituindo senhas e provando sua superioridade a cada vez mais clientes em todos os segmentos da economia. “Quando segurança é requisito fundamental, qualquer sistema em uso para impedir um acesso não autorizado ou detectar uma identidade fraudulenta é vulnerável a ataques. Mas a autenticação de uma pessoa através de sua impressão digital identifica com máxima precisão ‘quem’ está fazendo ‘o que’ em determinado momento ou processo”, defende.

Reid diz que a superioridade da tecnologia de imagem multiespectral, que identifica não apenas a impressão digital externa da pessoa, mas também a interna faz com que essa tecnologia classifique corretamente quase 100% das pessoas e das impressões digitais falsas. “Todo dia, enquanto aperfeiçoamos nossa tecnologia, tem gente aperfeiçoando técnicas de fraude. Látex transparente, látex líquido, silicone, gelatina, goma, fita adesiva, dedos de borracha, massa utilizada por protéticos ou artistas plásticos já foram usados para fraudar a impressão digital das pessoas. Métodos de identificação baseados em imagens de baixa qualidade são frequentemente associados a esse tipo de fraude. Por isso, a qualidade da imagem é fundamental para o aumento de segurança. A tecnologia de imagem multiespectral permite que um único dispositivo biométrico seja capaz de autenticar de forma confiável uma ampla gama de usuários, sob uma ampla gama de condições ambientais”.

Fonte: Administradores

Foto: Pixabay

Compartilhar

WhatsApp chat