Notícias

Startup promete lançar exame de sangue para detecção de câncer

- Saúde

A Illumina pretende tornar possível em apenas um simples exame de sangue a detecção de qualquer tipo de câncer. Desde que ele seja fácil de ser tratado, a companhia de biotecnologia, pioneira na sequenciação do DNA de forma barata e eficiente, está lançando uma nova startup: a GRAIL (pois tal teste seria realmente o santo graal para oncologistas) com um financiamento de $100 milhões de dólares.

A Illumina terá a maior participação e os outros parceiros incluem Bill Gates, Sutter Hill Ventures, ARCH Ventures e Bezos Expeditions do Jeff Bezos. Se esta tecnologia realmente funcionar, a startup poderia ter um enorme impacto médico, econômico e social.

“Tudo aqui é direcionado para que seja um teste “pan-câncer”, um teste que seja universal” disse Jay Flatley, CEO da Illumina há dezesseis anos e que vem melhorando o poder de sequenciação do DNA numa taxa que excede as melhorias realizadas em microchips durante o mesmo período de tempo.

“Este é o nosso maior investimento”, afirmou Robert Nelsen, um parceiro na ARCH, sobre o GRAIL. Nelsen ajudou a fundar a Illumina, e, mais recentemente, algumas das startups melhores fundadas de todos os tempos, incluindo a companhia focada em câncer, Juno Therapeutics, que arrecadou $310 milhões de dólares antes de sua oferta pública inicial, e a Denali Therapeutics, focada em doenças cerebrais, que arrecadou $217 milhões no ano passado.

“Ainda precisa ser provado, mas é bastante possível que você poderá ter muitas e aprofundadas informações sobre vários tipos de câncer com apenas um teste”, declarou Nelsen à imprensa.

Flatley afirma que a ideia para a GRAIL foi concebida há 18 meses atrás quando os pesquisadores da Illumina  estavam testando os sequenciadores de DNA da empresa em sangue. Eles descobriram uma vez que os sequenciadores da empresa se tornaram cada vez mais poderosos, eles seriam capazes de detectar quantidade de DNA nessas amostras.

*Com informações da Forbes em 10/01/2016.

Fonte: http://saudebusiness.com/

Foto: Future Ensino | Divulgação

Compartilhar

WhatsApp chat