Notícias

Internet completa 20 anos no Brasil

- TI

Além do Dia Mundial da Internet comemorado em 17 de maio, a Internet completou também neste mês 20 anos no Brasil.

O Dia Mundial da Sociedade da Informação, conhecido como Dia Mundial da Internet, foi instituído no dia 17 de maio de 2005 pela ONU no intuito de celebrar a inclusão digital. A data promove a internet como uma grande ferramenta de comunicação e inclusão digital que interliga países de todo o planeta com o compartilhamento de ideias e informações fornecendo acesso mundial à rede e incentivando o desenvolvimento tecnológico no mundo.

Além do Dia Mundial da Internet, este mês de maio também marca os 20 anos da Internet no Brasil. No dia 1º de maio de 1995, o acesso à internet começou a ser oferecido comercialmente no país pela Embratel em caráter experimental, a cinco mil usuários, o que desencadeou tudo o que vivemos nos últimos 20 anos em termos de experiência na rede. Contudo, atualmente a internet ainda é restrita a cerca de 60% da população do país, mas deixou de ser concentrado na população mais rica.

Antes limitada a universidades e alguns funcionários de órgãos sociais, a rede conecta cerca de 120 milhões de brasileiros, de acordo com o levantamento mais recente do Instituto Nielsen Ibope, de julho de 2014 (o número leva em conta acessos frequentes e esporádicos).

O crescimento do acesso móvel

Segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE sobre o acesso a internet no Brasil publicada em abril de 2015, a região Norte do país lidera os acessos por celular. De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmam que em 2013, a região Norte apresentou o maior porcentual de domicílios que usaram o celular para acessar a internet (75,4%), enquanto no restante do Brasil predominou o uso do computador.

Um exemplo peculiar da inclusão digital do Brasil divulgado em notícia no site da BBC mostrou a realidade de Awipdavi Urueu, um jovem de 23 anos da tribo indígena Uru-Eu-Wau-Wau de Rondônia, que acessa a rede com através de uma antena comprada pela própria aldeia que fornece internet por banda larga móvel (sem fio). A realidade de Awipdavi comprovou uma evolução diferente da verificada no restante do país. Diferentemente do restante do Brasil, o Norte foi também a única região onde a conexão via banda larga móvel – as redes 3G ou 4G – ultrapassou a rede fixa. Nos Estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, oito em cada dez residências com internet acessaram a rede via banda larga móvel em 2013.

Ao todo, mais de 85 milhões de pessoas com 10 anos ou mais utilizaram a rede em 2013 e cerca de 7 milhões delas foram exclusivamente por celulares, tablets e outras ferramentas segundo dados da Pnad divulgados no mês passado. Apesar disso, a inclusão digital no Brasil cresceu timidamente em relação à década passada. “Em termos internacionais, o Brasil está à frente apenas de países do Oriente Médio e da África. Então, há capacidade sim, de expansão”, afirma a técnica Jully Ponte, do IBGE.

Fontes:Olhar Digital | UOL /Portal EBC /BBC Brasil /Infomoney | Estadão Conteúdo

Compartilhar

WhatsApp chat