Notícias

Métricas e avaliação por performance na gestão hospitalar

- Saúde
Metricas-de-Gestao-Hospitalar

As receitas somam em torno de R$ 142,5 bilhões, enquanto as despesas alcançam R$ 119 bilhões. A margem estreita entre receitas e despesas tem sido um dos desafios dos players de saúde do país. Diante deste cenário, o presidente da Wiabiliza, ressalta que indicadores, métricas e avaliação por performance surgem como ferramentas estratégicas para a garantia da sustentabilidade do setor da saúde. Os números avaliados pertencem ao setor de saúde e foi divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Uma gestão baseada em evidências, em boas práticas, métricas, avaliações de desempenho e padronização de procedimentos já vem sido proposta em eventos, fóruns e debates sobre sustentabilidade da saúde por todo o país.

A avaliação por performance é uma harmonia de indicadores que irão estabelecer metas, para em seguida, definirem as métricas a serem utilizadas para mensurar se aquela meta foi ou não alcançada. Como ferramentas que podem contribuir com a eficiência na gestão hospitalar, o presidente da Wiabiliza afirma que as métricas estimulam os profissionais de várias áreas e hierarquias a otimização de recursos, de forma que cada operação e processo deverá ser sempre revisto quanto a sua otimização de recursos, necessidades reais de existirem, impactos que pesam na responsabilidade de cada cargo e de cada departamento da empresa. Todas as áreas do hospital poderão ter um Indicador de Performance para medir sua eficácia, o melhor procedimento, a melhor forma de desenvolver um trabalho, um processo e uma atividade.

“Se compararmos dois médicos em um mesmo procedimento cirúrgico, certamente o consumo de material e o tempo de uso de um centro cirúrgico não serão os mesmos, e isso tem a ver com eficiência e eficácia, com habilidades, com competências, com estudo sobre a melhor forma de se executar qualquer coisa. Realizado estudo sobre o melhor processo a ser adotado, e este ser respeitado e aplicado pelos médicos, certamente serão obtidos melhores resultados. Neste caso poderemos medir consumo de materiais, consumo de tempo, utilização de recursos e instrumentos na medida adequada, e assim por diante”, exemplifica Ruivo, presidente da Wiailiza.

O uso de métricas e avaliadores de desempenho ocasionaria também na satisfação dos pacientes, uma vez que os tratamentos seriam mais eficientes em razão das técnicas aplicadas que buscariam os melhores processos que, consequentemente, preveem os melhores resultados. Enquanto que nos Estados Unidos há a cultura de avaliar os procedimentos médicos e os profissionais da medicina, aqui no Brasil o tema ainda encontra resistência.

O retorno para os hospitais que fazem uso da avaliação por performance e das métricas é a melhor conduta profissional. “Os custos para os hospitais são altos, e quando se mede performance, certamente os custos diminuem, essa é uma tendência. As métricas impactam nos custos porque sua função é apontar sempre o melhor procedimento”, explica Ruivo, presidente da Wiailiza.

Conheça o BI da Sofis Tecnologia e saiba mais sobre uma solução eficaz para o gerenciamento de informações estratégicas e distribuição de análises, que garante economia de tempo, segurança nos processos e alta produtividade para seu negócio.

Fonte: Saúde Business
Foto: Depositphotos

Compartilhar

WhatsApp chat