Notícias

Hemoce realiza procedimento pioneiro de troca automatizada de sangue

- Saúde

Na última quinta-feira (03), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, realizou o primeiro procedimento do Nordeste de troca automatizada de sangue. A eritrocitaférese é uma técnica utilizada em pacientes portadores de doença falciforme com indicação para o tratamento, que permite a troca de hemácias.

Por meio da máquina de aférese, o aparelho retira as células do sangue que possuem a hemoglobina alterada e repõe as hemácias saudáveis para o organismo do paciente, por meio de transfusão.

Anemia falciforme


Os pacientes com doença falciforme possuem hemácias com a hemoglobina S ao invés da hemoglobina A. Esta alteração dificulta a passagem do sangue pelos vasos, podendo levar a consequências como o acidente vascular cerebral (AVC). Para estes casos, a técnica de troca automatizada é a mais indicada como tratamento preventivo para complicações da enfermidade.

O diagnóstico da doença se dá por meio do teste do pezinho, realizado logo nos primeiros dias de vida. Outra forma é o exame de sangue eletroforese de hemoglobina, feito em bebês com mais de seis meses e em adultos.

Fonte: Comunicação do Hemoce.

Compartilhar

WhatsApp chat