Notícias

Prioridades digitais que darão vantagem competitiva a sua empresa

- TI
Prioridades digitais que darão vantagem competitiva a sua empresa
A consultoria identificou três abordagens em crescimento que podem conduzir os negócios em um momento de digitalização da economia

O Gartner listou três tendências que deveriam aparecer no topo da lista de prioridades digitais das organizações que desejam acelerar os processos de inovação em um ambiente econômico cada vez mais digital. As apurações baseiam-se na edição 2016 do Hype Cycle, divulgado recentemente pela consultoria.

O surgimento de experiências imersivas transparentes, o advento das máquinas inteligentes capazes de perceber a realidade e a revolução das plataformas são, segundo a consultoria, os temas que transformarão profundamente o cenário competitivo no futuro, trazendo inteligência e permitindo que organizações se conectem a novos ecossistemas de negócio.

O Hype Cycle for Emerging Technologies avalia milhares de tecnologias emergentes e seus impactos na sociedade ao longo dos próximos anos. A seguir, os pontos destacados pelo Gartner que as empresas deveriam ficar de olho.

Experiências imersivas transparentes: A tecnologia continuará a tentar ser “mais humana”, até o momento em que a linha entre pessoas, negócios e coisas seja imperceptível. “Esta relação se tornará muito mais entrelaçada, à medida que a evolução da tecnologia se torna mais adaptável, contextual e fluida na interação entre humanos e máquinas”.

O Gartner cita que as tecnologias críticas a serem consideradas pelas organizações incluem impressão 4D (estruturas que podem mudar de forma de um jeito pré-programado a partir de um estímulo externo), Interface Cérebro-Computador, realidade aumentada, computação afetiva, casas conectadas, painéis volumétricos, nanotubos eletrônicos, realidade virtual e controle de dispositivos por gestos.

A era das máquinas inteligentes perceptivas: Máquinas inteligentes serão a tecnologia mais inovadora dos próximos dez anos. Isso acontecerá devido ao poder computacional massivo, somada a quantidades quase infinitas de dados e avanços sem precedentes em redes neurais profundas, que permitirá que as organizações aproveitem esses recursos a fim de se adaptar a situações e encontrar soluções inovadoras para problemas.

Dentre as tecnologias que impulsionam esse cenário encontram-se sistemas de machine learning, assistentes pessoais virtuais, soluções cognitivas de aconselhamento, ferramentas de descoberta inteligente de dados, interface de conversação homem-máquina, robôs, drones, carros autônomos, respostas em linguagem natural, Personal Analytics e Data Broker PaaS (dbrPaaS).

A revolução das plataformas: Tecnologias emergentes estão mudando os conceitos sobre como as plataformas são definidas e usadas. A mudança da infraestrutura técnica para uma abordagem de plataformas que habilitem um ecossistema permite criar alicerces para novos modelos de negócio que estabelecem uma ponte entre seres humanos e tecnologia.

Dentro destes ecossistemas dinâmicos, as organizações devem entender e redefinir a sua estratégia para criar modelos de negócios baseados na plataforma. Para, assim, explorar algoritmos internos e externos a fim de gerar valores.

O Gartner lista como tecnologias-chave para habilitar negócios de plataforma temas como hardware neuromórfico, computação quântica, blockchain, Internet das Coisas (IoT) e qualquer coisa definida por software (SDx).

Fonte: Computerworld

Compartilhar

WhatsApp chat