Notícias

Projeto TI Verde bate recorde em arrecadação no descarte correto de e-lixo.

- Sofis Tecnologia

O Projeto TI verde, uma iniciativa de sustentabilidade da Sofis Tecnologia, obteve no ano de 2014 recordes em arrecadação de e-lixo desde o início do programa. O objetivo é adotar soluções que prezem o meio ambiente e o incentivar o descarte correto de lixo eletrônico na empresa e entre os colaboradores.

Em comparação aos números de 2013, os dados de 2014 superaram as expectativas na arrecadação do e-lixo na Sofis Tecnologia. Podemos perceber que o número de pilhas e baterias recolhidas dobrou até o fim de 2014 e no total, 1.014 itens foram coletados, dentre eles: monitores, teclados, mouses, entre outros objetos eletrônicos. Todo o material será encaminhado para o descarte correto, sem qualquer agressão ao meio ambiente.

Esta é uma das práticas ambientalmente sustentáveis aplicadas no dia a dia da Sofis Tecnologia. Acreditamos que não basta oferecer as melhores soluções em Tecnologia da Informação. A retribuição à sociedade e ao planeta também é parte de nossa missão e, por isso, são realizados regularmente através de ações práticas, o nosso apoio ao comportamento empresarial socialmente responsável. Além dessa ação, outras campanhas de práticas sustentáveis também são aplicadas na rotina de trabalho da Sofis Tecnologia, como o consumo consciente de energia e água, utilização de fornecedores ambientalmente responsáveis, entre outros.

Descarte de lixo eletrônico no Brasil e no mundo

Atualmente, o problema da produção e descarte de lixo-eletrônico é uma preocupação mundial. Em dados divulgados pela Organização das Ações Unidas (ONU), caso a geração de e-lixo não for controlada, em 2017 o volume de resíduos eletrônicos no planeta aumentará 33% e dará para encher 200 edifícios como o Empire State, nos EUA. O Brasil também aparece como destaque – nosso país produziu 1,4 milhão de toneladas de e-lixo – o equivalente a média global de 7 kg por habitante, e só perdeu para o México, que gerou 9 kg por pessoa.

Visando a conscientização global, a ONU produziu e lançou em 2013 o primeiro mapa global de lixo eletrônico. Nele é mapeada a quantidade de resíduos eletrônicos produzida em cada país para que governos, empresas e cidadãos entendam melhor o problema do lixo eletrônico e desenvolvam políticas mais efetivas para combatê-lo.

No Brasil, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Logística Reserva deverá ser implantada em todo o país até o final de 2015. O mecanismo – já regularizado da Europa – é visto como a solução que livrará o planeta de montanhas de lixo eletrônico.

Segundo o secretário Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, a logística reversa consiste no retorno para a indústria de materiais como eletroeletrônicos e pneus, para serem reaproveitados pelo fabricante. Para isso, é necessário o envolvimento de todos na linha de produção e distribuição: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e o próprio consumidor, responsável pela devolução do produto aos postos de coleta.

A Sofis Tecnologia acredita que é possível conciliar a rentabilidade dos nossos negócios à responsabilidade ambiental e à cidadania. Clique aqui e conheça as demais ações da empresa em prol da sustentabilidade.

Fontes:
http://planetasustentavel.abril.com.br
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil

Compartilhar

WhatsApp chat