Notícias

Rio disputa o título de cidade mais inteligente do mundo através de projetos como Forsoft, Rio-Apps e Naves do Conhecimento

- TI

O Rio de Janeiro disputa com outras 6 cidades dos EUA, Austrália, Taiwan e Canadá pelo título de cidade mais inteligente do mundo. Promovida pelaIntelligent Communit Fórum (ICF), o resultado da disputa será anunciado dia 11 de junho, em Toronto, no Canadá. As cidades participantes são Arlington County (Virginia), Columbus (Ohio) e Mitchell (Dakota do Sul), além de Ipswich (Autrália), New Taipei City (Taiwan) e Surrey (Canadá).

Segundo Franklin Coelho, Secretário Especial de Ciência e Tecnologia do Rio, o prêmio é um reconhecimento internacional muito significativo. “Isso já é uma conquista e mostra que estamos no caminho certo.”, afirma. Com o lema “não há cidade inteligente sem conectividade”, a secretaria colocou em prática iniciativas para criar uma infraestrutura adequada, engajar comunidades e estimular a inovação. Prova disso, são os 480 quilômetros de linhas de fibra ótica na cidade, que ampliou a rede banda larga pelos bairros e a futura implantação de sinais gratuitos de wireless em prédios públicos.

Um desses esforços para fazer da cidade, de fato, mais inteligente, é o projeto Forsoft-Rio, promovido pela a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assepro), que já formou cinco turmas em parceria com empresas-madrinhas. O projeto oferece gratuitamente cursos de introdução à programação nas linguagens Java e DotNet e infraestrutura de redes à jovens de 18 a 24 anos de comunidades carentes que podem, ao final do curso, ter a oportunidade de entrar no mercado de trabalho através das empresas que selecionam alunos para serem contratados.

Já o Rio Apps, que incentiva startups a desenvolverem aplicativos que trazem melhorias no cotidiano dos cariocas, já promoveu duas edições e 500 projetos inscritos. De acordo com o secretário, o concurso contribui para melhorar o fluxo de informações e serviços, o que é fundamental para uma cidade que abriga grandes eventos esportivos.

A inclusão digital promovida pelas Naves do Conhecimento transformou vários bairros em comunidades inteligentes. Os espaços comunitários incentivam o aprendizado através da ciência e alta tecnologia formadas por uma nova metodologia de ensino. Em oito unidades das Zonas Norte e Oeste, desde 2012, foram contabilizados mais de 1,4 milhão de visitas, cerca de 140 mil pessoas cadastradas e mais de 14 mil alunos formados por oficinas e cursos das áreas de Comunicação e TI.

Além desses principais projetos e outros que partem do incentivo aos eventos da Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, as linhas futuristas das Naves de Conhecimento, COR, Central 1746, Parque Tecnológico do Fundão, BRT, Porto Maravilha e o Parque Olímpico, também são citados como iniciativas fundamentais para chamar a atenção de entidades internacionais em relação a transformações tecnológicas e inclusão digital no Brasil.

A Sofis Tecnologia se orgulha em participar desde a primeira edição do Projeto Forsoft e contribuir com a formação e crescimento profissional de jovens promovendo a responsabilidade social através da tecnologia da informação.

Compartilhar

WhatsApp chat