Notícias

CDOs são líderes em transformação digital

- TI
Chief_Data_Office

Será a liderança da gestão de dados o novo defensor e realizador da transformação digital corporativa? Segundo Gartner há um aumento da popularidade destes cargos executivos, se posicionando internamente como líderes da transformação digital nas empresas. Como consequência disso surge um novo departamento: o OCDO (Office Chief Data Officer), focando em gerar diferentes soluções e fontes de receita a partir dos dados.

“O escritório do CDO está se estabelecendo como uma área operacional com sua própria equipe, orçamento e responsabilidades. Cerca de 54% das empresas que entrevistamos disseram ter um OCDO pronto ou em estágio de desenvolvimento. Outras 20% já estão explorando a ideia, planejam explorar ou implementar um OCDO até o próximo ano. Apenas 19% dos entrevistados disseram que isso não está em seus planos”, explica Debra Logan, Vice-Presidente e Fellow do Gartner.

A pesquisa sobre CDOs realizada pelo Gartner indica que os Chief Data Officers têm construído bons relacionamentos dentro da empresa que os acolhe: 70% dos entrevistados dividem algum tipo de responsabilidade com o CRO (Chief Risk Officer) para garantir o uso ético dos dados e Analytics; 62% enxergam o CIO como um aliado ou parceiro, e 44% afirmam trabalhar regularmente com o CIO sem nenhum problema.

Dados para negócios

Segundo o Gartner, a equipe do OCDO é responsável por ajudar a empresa a atingir diversos objetivos importantes como melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar o diferencial competitivo e a eficiência. No que se refere aos negócios, o departamento é responsável pelas iniciativas de Analytics e governança de dados, além de definir a estratégia analítica da empresa e garantir que as informações sejam confiáveis e valiosas.

O Chief Data Officer é um cargo novo e, por isso, o seu papel ainda está sendo definido. As empresas mais maduras, comprometidas com o uso de Data e Analytics para uma vantagem estratégica, devem ser as primeiras a terem esse profissional. “Organizações que apresentam forte competência para a construção de novos dados e capacidade analítica poderão atingir níveis elevados de desenvolvimento no escritório do CDO”, diz Debra “Essa nova função ressurge de iniciativas voltadas para Data & Analytics malsucedidas ou esquecidas.”

As empresas que estão investindo nesse departamento querem que o CDO promova oportunidades e melhore o nível de envolvimento dentro da organização: 39% dos CDOs entrevistados afirmam que participam regularmente de reuniões dos comitês executivos, 46% estão envolvidos na geração de receita e 71% comprometem-se com novas iniciativas.

Segundo o Gartner, o envolvimento do CDO na geração de receita será cada vez maior. Durante a Conferência Gartner Data & Analytics, que acontece em São Paulo nos dias 20 e 21 de junho, analistas debaterão as principais tendências para o setor, como a previsão de que, até 2021, CDOs bem-sucedidos gastarão mais de 80% do seu tempo na busca por novas soluções e 80% desses executivos terão como prioridade a combinação da criação de valor com a geração de receita.

Fonte: Computerworld

Foto: Blog Unbelievable Machine

Compartilhar

WhatsApp chat