Notícias

Confira as 15 certificações de TI mais valiosas atualmente.

- TI

A TI está evoluindo rapidamente e as habilidades necessárias para ter sucesso também estão mudando com igual velocidade. A computação em nuvem, a segurança cibernética e a análise de dados são apenas algumas das habilidades que as empresas já demandam hoje e continuarão demandando nos próximos anos, e várias certificações estão surgindo para ajudá-las a adquirir essas experiências.

Aqui estão 15 certificações muito valiosas hoje.

1 – Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT)Oferecida pela ISACA, a certificação CGEIT demonstra o conhecimento profissional em governança de TI. Profissionais certificados são capazes de aplicar princípios e conceitos de governança de TI em um ambiente profissional. É projetado para aqueles com “funções significativas de gerenciamento, consultoria ou garantia relacionadas à governança de TI”, incluindo diretores de SI e TI, consultores, executivos, gerentes e profissionais de governança, de acordo com a ISACA. A certificação CGEIT está atualmente classificada como uma das mais valiosas certificações disponíveis, segundo dados do Global Knowledge.

Requisitos: Cinco ou mais anos de experiência em gerenciamento, servindo em uma função de consultoria ou supervisão ou apoiando iniciativas de governança de TI em um ambiente corporativo. O profissional precisará de um mínimo de um ano de experiência com uma estrutura de governança de TI e experiência em dois ou mais domínios do CGEIT, o que inclui gerenciamento estratégico, realização de benefícios, otimização de riscos ou otimização de recursos.

2 – AWS Certified Solutions Architect – AssociateA certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate é projetada para aqueles com experiência na plataforma  AWS. Se concentra em demonstrar a capacidade do profissional de projetar e implantar sistemas escaláveis ​​na AWS, incluindo como manter o custo de desenvolvimento efetivo sem sacrificar a segurança, a confiabilidade e a qualidade.  

Requisitos: Um ano ou mais de experiência prática no projeto de sistemas na AWS, conhecimento de pelo menos uma linguagem de programação de alto nível, um entendimento das melhores práticas em relação ao desenvolvimento de aplicativos baseados na AWS.

3 – Project Management Professional (PMP)
A certificação PMP é oferecida pelo PMI e é projetada para profissionais avançados de gerenciamento de projetos. O PMI afirma que uma certificação em PMP permitirá que o profissional “trabalhe em praticamente qualquer indústria, com qualquer metodologia e em qualquer local”. A certificação abrange as cinco principais etapas do ciclo de vida de um projeto, incluindo iniciar, planejar, executar, monitorar e controlar fechando.

Requisitos: Para fazer o exame, os que possuem um diploma de quatro anos precisam de três anos de experiência em gerenciamento de projetos, 4.500 horas de liderança de projetos e 35 horas de educação em gerenciamento de projetos. C

4 – AWS Certified Developer – Associate
A certificação AWS Certified Developer – Associate da Amazon é projetada para desenvolvedores que trabalham com os principais serviços da AWS. A certificação demonstrará a capacidade do profissional de desenvolver, implantar e depurar aplicativos baseados em nuvem com a AWS. À medida que as organizações adotam cada vez mais a tecnologia de nuvem, a Internet das Coisas, o Machine Learning e outras tecnologias emergentes, a certificação AWS Certified Developer tornou-se mais valiosa.

Requisitos: Um ou mais anos de experiência prática no design e manutenção de aplicativos baseados em AWS, no conhecimento sólido de uma ou mais linguagens de programação de alto nível e no entendimento dos serviços da AWS.

5 – Certified Information Systems Security Professional (CISSP)A certificação CISSP é oferecida pelo ISC e credenciada sob ANSI, formalmente aprovada pelo Departamento de Defesa dos EUA e adotada como padrão para o programa ISEEP da Agência de Segurança Nacional dos EUA. É reconhecida globalmente como uma certificação projetada para ajudar os profissionais de segurança de TI a estabelecer práticas recomendadas em relação à segurança moderna.

Requisitos: O profissional precisará de pelo menos cinco anos de experiência em segurança da informação e pelo menos três anos de experiência como gerente de segurança. A experiência deve ser de 10 anos após o exame ou cinco anos após o exame. É preciso manter a certificação atualizada com créditos de educação profissional contínua (CPE) e ter pelo menos cinco anos de experiência remunerada em tempo integral em dois ou mais dos tópicos incluídos no exame.

6 – Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC)
A ISACA apregoa a certificação CRISC como a “única certificação que prepara e capacita os profissionais de TI para os desafios exclusivos de TI e gerenciamento de riscos corporativos e os posiciona como parceiros estratégicos para a empresa.” Essa certificação de segurança de informações demonstra as habilidades profissionais no gerenciamento de riscos, avaliação, mitigação, resposta, monitoramento e elaboração de relatórios.

Requisitos: Para obter uma certificação CRISC o profissional precisará de três anos ou mais de experiência em pelo menos dois dos quatro tópicos abordados na certificação. Também precisará ganhar créditos de CPE a cada ano para manter a certificação. 

7 – Certified Information Security Manager (CISM)
A ISACA também oferece a certificação CISM, que se concentra na segurança de TI no nível gerencial. Foi projetada para demonstrar proficiência na criação, no design e no gerenciamento de iniciativas de segurança corporativa. O exame é oferecido apenas por dois períodos de 16 semanas ao longo do ano.

Requisitos: Para obter uma certificação CISM o profissional precisa de pelo menos cinco anos de experiência em segurança da informação, e essa experiência deve estar dentro de 10 anos da data do exame ou cinco anos após a sua aprovação. Também precisará ganhar CPEs para manter a certificação.

8- Certified ScrumMaster
A Scrum Alliance oferece uma certificação ScrumMaster que é bem conhecida e respeitada na indústria. Tornar-se um ScrumMaster certificado irá certificar o conhecimento do profissional do framework Scrum e em como aplicá-lo no local de trabalho. É uma certificação especialmente útil para gerentes de projetos, gerentes de projetos técnicos, mestres de Scrum , gerentes de programas, líderes de projetos e desenvolvedores de produtos. Juntamente com sua certificação, o profissional também receberá uma associação de dois anos com a Scrum Alliance, que lhe dará acesso a eventos de rede locais e online.

Requisitos: Antes de poder fazer a certificação, o profissional precisará participar de um curso CSM presencial de dois dias ministrado por um instrutor certificado do Scrum .

9 – Certified Ethical Hacker (CEH)
Oferecido pelo EC-Council, a Certified Ethical Hacker (CEH) demonstra que o profissional tem as habilidades e o conhecimento para encontrar vulnerabilidades em sistemas de computador e para evitar invasões. Um “hacker ético” é alguém que usa as mesmas habilidades e conhecimentos de um hacker mal-intencionado para desenvolver medidas de segurança e evitar possíveis ataques. Normalmente, as empresas pedirão que o profissional pense como um hacker para encontrar pontos fracos em sistemas e redes de computadores. Com esse conhecimento, é mais fácil corrigir lacunas de segurança e evitar possíveis ameaças.

Requisitos: O profissional precisará de dois anos de experiência trabalhando em segurança da informação.

10 – Six Sigma Green Belt
A Six Sigma é uma metodologia de gerenciamento usada para agilizar o gerenciamento de qualidade que envolve vários níveis de certificação. O profissional não pode pular níveis ao ganhar suas certificações Six Sigma, portanto, não importa onde esteja em sua carreira, começará com a certificação Green Belt de nível básico.

Requisitos: Três anos de experiência no trabalho em uma ou mais áreas do Corpo de Conhecimento do Six Sigma Green Belt e experiência em trabalhar em tempo integral.

11 – Citrix Certified Professional – Virtualization (CCP-V)A certificação CCP-V demonstra a competência em virtual desktop applications usando tecnologias Citrix. Os tópicos incluem pré-instalação, instalação de tecnologias necessárias, configuração de componentes técnicos e configurações de teste. Em 2014, a certificação substituiu a certificação Citrix Certified Enterprise Engineer (CCEE) e concentrou-se em habilidades para implantar, manter e configurar soluções com base no software XenDesktop da Citrix.

Requisitos: O profissional precisará obter sua certificação em nível de associado antes de passar para a certificação CCP-V.

12 – Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE) – Server Infrastructure
A certificação MCSE é única nesta lista, porque não é mais oferecida pela Microsoft – foi substituída pela certificação MCSE: Cloud Platform and Infrastructure. No entanto, ainda consta da lista de certificações mais valiosa porque ainda é uma certificação válida se você recebidaantes de março de 2017. A certificação MCSE: Cloud Platform and Infrastructure é a alternativa mais adequada.

Essa certificação demonstra a capacidade de executar um data center eficiente e o conhecimento em áreas como tecnologia de nuvem, virtualização, armazenamento, rede e gerenciamento de identidade e sistemas.

Requisitos: Para obter uma certificação MCSE, primeiro é preciso ter uma das quatro certificações MCSA oferecidas pela Microsoft.

13 – Certified Information Systems Auditor (CISA)
A ISACA descreve a certificação CISA como uma “certificação globalmente reconhecida para controle de auditoria de SI”. Ela existe desde 1978 e se concentra em demonstrar capacidades profissionais em todas as etapas do processo de auditoria, a capacidade do profissional de relatar procedimentos de conformidade e quão bem pode avaliar vulnerabilidades.

Requisitos: o profissional precisará de pelo menos cinco anos de experiência em auditoria, controle ou segurança de SI. Há um exame de nível de entrada pelo qual precisará passar antes de passar para o exame CISA. Como outras certificações da ISACA, tamb’ em terá que ganhar créditos de CPE para manter a certificação.

14 – Cisco Certified Networking Professional (CCNP) Routing and Switching
A certificação CCNP é para profissionais de TI que concluíram sua certificação CCNA e passaram para a próxima camada de exames. Sob a certificação CCNP, o profissional pode optar por ser certificado em nuvem, em colaboração, data center, roteamento e comutação, segurança, e fornecimento de serviços ou sem fio.

Requisitos: o profissional precisará concluir o exame CCNA Routing and Switching ou qualquer exame CCIE antes de passar para o exame de certificação CCNP.

15 – Citrix Certified Associate – Networking (CCA-N)
A certificação CCA-N concentra-se em demonstrar a proficiência no uso do NetScaler Gateway em um ambiente corporativo. O exame abrange áreas de tópicos em torno do uso do NetScaler Gateway para acessar com segurança desktops, aplicativos e dados remotos.

Requisitos: Não há pré-requisitos para obter a certificação CCA-N. 

Fonte: Cio.

Compartilhar

WhatsApp chat