Notícias

Cientistas conseguem cultivar células-tronco produtoras de espermatozoides

- Saúde

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram cultivar em laboratório células-tronco que se desenvolvem em espermatozoides. O estudo, realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, foi publicado no periódico PNAS no dia 13 de julho.

A abordagem é um passo importante para solucionar a infertilidade. Segundo estimativas, o problema afeta um em cada sete homens em idade reprodutiva em todo o mundo.

“Nossa abordagem é apoiada por várias técnicas, incluindo a análise de sequenciamento de RNA, e é um passo significativo para trazer a terapia com essas células-tronco para a clínica”, disse o autor Miles Wilkinson, em um comunicado à imprensa.

No corpo, essas células especializadas se autorrenovam com frequência e se desenvolvem em espermatozoides ou em outras células do testículos. Segundo os cientistas, elas podem produzir mais de mil novos espermatozoides em poucos segundos.

A equipe, então, reuniu o perfil dos genes expressos nessas células-tronco humanas, para fazer suposições sobre quais seriam as melhores condições que sustentariam seu crescimento em laboratório. Foram usadas mais de 30 biópsias de testículos humanos até os pesquisadores determinarem quais eram as condições ideais.

Ao encontrarem, os cientistas foram capazes de cultivar células humanas com as características moleculares dessas células-tronco por duas a quatro semanas. “Em seguida, nosso principal objetivo é aprender a manter e expandir essas células por mais tempo, para que possam ser clinicamente úteis”, disse Wilkinson.

Fonte: Uol.

Compartilhar

WhatsApp chat