Notícias

Metrô de Londres “recicla” energia com nova tecnologia

- TI

Buscando reduzir a demanda por eletricidade e fazer do processo mais sustentável, o metrô londrino administrado pelo Transport for London (TFL), está testando uma nova tecnologia que promete o corte de 5% da conta de energia e a economia de 6 milhões de libras esterlinas por ano. Algo cerca de 35 milhões de reais.

A nova tecnologia reaproveita a energia liberada durante as frenagens dos trens e a envia de volta ao sistema em forma de eletricidade.

Isto porque o metrô de Londres abrange mais 400 quilômetros de extensão e cerca de 3 milhões de usuários diariamente, o que faz dele um sistema faminto por energia. Os testes iniciais ocorreram na subestação de Cloudesley Road, na linha Victoria, e apresentaram bons resultados. Em apenas uma semana, segundo o TFL, a tecnologia recuperou energia suficiente para abastecer a estação de Holborn, uma das principais de Londres, durante dois dias por semana.

Ainda segundo a administradora do metrô londrino, a tecnologia poderia recuperar 1 megawatt-hora (MWh) de energia por dia, o suficiente para eletrificar 104 casas por ano.

Além de poupar no consumo, a ‘reciclagem’ de energia tem a vantagem de diminuir a quantidade de calor gerada pelos trens no anda-e-para dentro dos túneis, o que também ajudaria a reduzir a energia necessária para refrigerar as estações.

Os testes, que vão continuar por mais algumas semanas, são parte de um amplo programa de modernização do metrô londrino, que inclui, ainda, a reparação da infraestrutura existente e instalação de novas linhas.

Fonte: Exame Abril /

Foto: http://contandoshoras.com/

Compartilhar

WhatsApp chat