Notícias

Mitos e verdades sobre a solução Business Intelligence (BI)

- TI

Muitas discussões são vistas em torno do Business Intelligence (BI), do que é e quais suas funções dentro das organizações. Os debates sempre incluem as potencialidades da função, formas de implementação e outros aspectos em relação a essa solução de suporte e decisão. Algumas questões podem ser esclarecidas de maneiras simples:

Não é um programa ou ferramenta específica: Muitos acham que BI é um programa de computador ou alguma ferramenta. Porém, se trata de um algo mais além, um processo muito mais complexo com várias etapas e componentes. Ele compõe um conceito abrangente do que simplesmente analisar informações.

Não é um sistema pronto: O BI não pode ser preconcebido sem antes conhecer totalmente as necessidades da empresa. Trata-se de um sistema que se compatibiliza às especialidades de cada organização e se adequa para atender da melhor maneira possível, e não o inverso.

Não é apenas uma tecnologia: O Bi é composto de um conjunto de tecnologia, e não de apenas uma. Como exemplo podemos citar o Data Mining (Mineração de Dados), Data Warehouse e OLAP na composição de um sistema de BI;

Não é planilha de Excel: Confundido com a Excel por mero mito, o BI se encaixa nas diretrizes básicas que um sistema requer, e o Excel não supre nem na questão de velocidade, quando na capacidade de armazenamento. Também é possível citar a não volatilidade e precisão de dados que são características distintas do Business Intelligence. O Excel e suas planilhas não possuem recursos para a entrega rápida das respostas, dependendo, assim e exclusivamente, do recurso computacional da própria máquina. Diferentemente das soluções de BI, que além de terem arquitetura apropriada para performance, normalmente são armazenadas em servidores de grande capacidade e desempenho.

A utilização da solução Business Intelligence garante mobilidade e velocidade na entrega de informações, padronização e dinamismo entre as mesmas. Atualmente, quem se vê utilizando, por exemplo, de planilhas de Excel para tais procedimentos, é considerado vivendo ainda em um período obsoleto.

O Business Intelligence exige um planejamento rigoroso no procedimento de aquisição e cautela para extinguir as chances de falhas. Dessa forma, o investimento na solução e seus respectivos resultados agregarão valor aos processo e o risco de fracasso é praticamente inexistente.

Fonte: http://corporate.canaltech.com.br/

Compartilhar

WhatsApp chat