Cases

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

- Cases

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi fundado em 1897 por um grupo de imigrantes alemães recém-chegados ao Brasil com o objetivo central de construir um hospital amplo para atender imigrantes e a população em geral, retribuindo assim, o acolhimento e a hospitalidade que receberam no Brasil. Ao longo de 120 anos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz construiu uma reputação sólida com pioneirismo, qualidade, segurança e cuidado. Por seu reconhecimento no mercado, atualmente é reconhecido como um dos melhores do país. Sua história de sucesso origina-se dos três pilares que construíram a instituição até os dias atuais: Saúde Privada, Educação e Pesquisa e Responsabilidade Social. Hoje atende a mais de 120 mil pacientes e atua nas áreas de Oncologia, Doenças Digestivas, Cardiologia, Neurologia e Ortopedia, conta também com pronto atendimento 24h, internação (UTI), centros de especialidades integradas, soluções em diagnóstico e tratamento.

Através da excelência da equipe assistencial, os avanços tecnológicos e no princípio da vocação para cuidar, a instituição recebeu em 2015 a Reacreditação pela Joint Commission International pela terceira vez desde 2009.

No início dos anos 50, o hospital em companhia de um grupo de médicos iniciou uma parceria e posteriormente fundaram o atual Instituto HOC de Hemoterapia, começando uma aliança que dura até os dias atuais. A introdução do serviço de hemoterapia ligado aos avanços tecnológicos e as atividades técnico-científicas, auxiliou o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em 2003, a conseguir o nível III, pontuação máxima dada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), certificando a qualidade e segurança no processo de hemoterapia, da coleta até a transfusão de sangue. Presando a qualidade nas coletas de sangue e hemocomponentes em seus procedimentos transfusionais, o Instituto HOC foi um dos primeiros a deter equipamentos de aférese (separação do sangue) e a efetuar os testes de Hepatite C e HIV no Brasil. O Instituto também conta com a Certificação de Excelência em Imunohematologia atribuído pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

Seguindo a premissa pelo nível de atendimento, serviços, segurança e tecnologia, o hospital e o IHOC buscaram na Sofis Tecnologia uma solução para gerenciar totalmente os serviços hemoterápicos, podendo assim, facilitar e aperfeiçoar os processos. O Hemote Plus atua na gestão completa dos procedimentos hemoterápicos, interligando e administrando todas as etapas do processo de doação de sangue e transfusão, seguindo rigorosamente as normas da ANVISA e a legislação vigente; contribuindo para que o Hospital Alemão Oswaldo Cruz continue mantendo os seus elevados índices de qualidade e de segurança.

Juntamente com o Hemote Plus, a instituição adquiriu o Monetário, a solução da Sofis para gestão financeira. O Monetário oferece a padronização dos processos administrativos do Banco de Sangue, definindo melhor os fluxos e rotinas do IHOC, proporcionando qualidade, economia de tempo, segurança e alta produtividade.

No total, o hospital e o instituto contam juntos com 20 licenças da solução Hemote Plus e 05 do Monetário. O processo de implantação das soluções durou 3 para a solução científica e 1 mês para a administrativa. Na primeira etapa foram levantadas todas as especificações do projeto, além de reuniões de validação e homologação. Na segunda foi realizado o processo de treinamento com todos os colaboradores e instalação das licenças. Durante a entrada do software em produção, foi realizado um acompanhamento presencial para auxiliar na adaptação dos funcionários e garantir o  funcionamento das soluções.

Depois de concluída a implantação, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o IHOC contam atualmente com suporte operacional completo para qualquer resolução quanto às soluções, novas versões e atualizações da legislação que normatizem as atividades fins dos nossos produtos, além de customizações de novas funcionalidades.

Devido à segurança e confiança na Sofis Tecnologia o hospital também adquiriu um dos produtos para a Agência Transfusional Vergueiro, uma licença do Hemote Plus. O processo de implantação das soluções durou 2 semanas, seguindo o mesmo padrão de treinamento, implantação e acompanhamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o IHOC.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz está sediado em São Paulo, com mais de 96 mil metros quadrados de área na Avenida Paulista. Têm no total 321 leitos de internação, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 22 salas de cirurgia e Pronto Atendimento 24 Horas, mais de 2 mil colaboradores e mais de 3 mil médicos cadastrados e ativos. A unidade é sede do Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS), a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) e a Escola Técnica de Educação em Saúde (ETES), onde são oferecidos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação lato sensu e MBAs. Além disso, dispõe de duas unidades complementares, no Campo Belo e na Mooca.

Compartilhar

WhatsApp chat