Cases

Takatu – Serviços Médicos Especializados

- Cases

A Takatu Serviços Médicos Especializados está localizada na cidade de São Paulo e é referência na prestação de serviços para a saúde com foco na hemoterapia. Segurança e excelência no atendimento compõem o tripé que eleva a qualidade de um dos primeiros serviços hemoterápicos do Brasil, responsável pela implantação de significativos avanços na área. O serviço também foi o primeiro acreditado em nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com uma infraestrutura moderna e de última geração somadas à missão de suprir toda a necessidade de sangue e hemocomponentes com a máxima segurança e qualidade, a Takatu precisava de uma gestão em TI voltada para as melhores práticas de mercado, que fosse capaz de acompanhar os seus avanços, principalmente na área da hemoterapia. Era necessária a implantação de uma solução que agregasse valor, reduzisse custos e aperfeiçoasse os seus recursos com qualidade, segurança e, sobretudo, com a rastreabilidade dos procedimentos.

  takatu1

Segundo Dr. Eduardo Takatu, Diretor da instituição: “Nossa preocupação número um é com a segurança. Sempre digo aos meus funcionários: domine o que você faz, porque assim, você terá segurança para fazer o melhor. Nosso segundo lema é o de atender bem a todos, clientes e colegas. O terceiro é a preocupação com a qualidade: fazer bem feito, fazer melhor, fazer de forma mais prática e com menor custo”.

Com a sua arquitetura modular, flexibilidade e facilidade de adaptação, seguindo rigorosamente as normas da ANVISA e das legislações vigentes, a implantação do Hemote Plus na Takatu foi realizada com êxito através do empenho da equipe interna e da expertise dos profissionais da Sofis Tecnologia. A solução permitiu a interligação e a administração eficiente de todas as etapas e processo internos, desde a recepção e triagem até a doação e a transfusão de hemocomponentes, desenvolvendo uma visão integrada de todos os processos com o fornecimento de informações confiáveis e unificadas. Para ampliar e garantir a segurança dos pacientes, em 2004 a Takatu implantou o NAT (Nucleic Acid Test) no Hospital Santa Catarina (São Paulo/SP), um exame que permite detectar precocemente a presença dos vírus HIV (AIDS) e do HCV (hepatite C). Com as funcionalidades, qualidade e rastreabilidade do Hemote Plus, esta metodologia possibilitou a redução da janela imunológica (período entre o contato com o vírus e o período em que os testes dão positivo). No caso do HIV, a redução foi de 22 para até 8 dias. No caso do HCV foi ainda maior, de 180 para 20 dias.

“O Hemote Plus nos permite realizar uma gestão fundamentada na visão clara sobre os acontecimentos, através da análise do passado e do presente para programarmos o futuro do negócio.” (Dr. Eduardo Takatu, Diretor da Takatu Serviços Médicos e Auditor pelo IQG – Instituto Qualisa de Gestão).

Compartilhar

WhatsApp chat